É um método que gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular.
Antes de tudo, é importante esclarecer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.
Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante.
Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento.
Porém, isso não quer dizer que se você nunca entrou numa academia, ou nunca se aventurou a jogar vôlei, não pode realizar essa atividade.
Principais Benefícios:
– Melhora da performance desportiva;
– Tonificação muscular;
– Melhora da flexibilidade, coordenação motora, agilidade, equilíbrio;
– Condicionamento cardiorrespiratório;
– Emagrecimento;
– Treina a propriocepção, aumentando a consciência corporal;
– Aula dinâmica, o que motiva sua pratica;
Mas como todo exercício, neste tipo de treino tanto o professor como o aluno têm que atentar para os riscos de lesões, já que os movimentos são realizados de forma solta. Assim, temos que buscar a execução da forma mais correta possível e com consciência do movimento, para que os treinos sejam agradáveis e adequados aos objetivos.
